INFORMÁTICA PARA TODOS é um programa de Rádio transmitido em cerca de 50 Rádios Locais do Continente e Ilhas desde Setembro de 2003

A fim de facilitar a consulta de alguns dados ou ajudas que nem sempre é possível fixar durante a transmissão de um programa de Rádio deste género e corresponder aos constantes pedidos de vários ouvintes e mesmo alguns organismos para que os respectivos textos lhes sejam fornecidos, tomei a decisão de os colocar neste espaço da Internet assim como uma versão áudio do programa de Rádio, existindo neste caso um link para aceder ao texto. Deste modo serão facilmente consultados.

Como se compreende, tanto os textos como as versões áudio de cada programa só aqui serão colocados uma semana depois, pelo menos, daquela em que foram transmitidos via rádio e segundo o possível interesse da sua consulta.

Eventualmente aqui estarão também outros programas mais antigos que tenham merecido algum destaque pelos conteúdos que divulgaram.

Gil Montalverne


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4.9.11

PROGRAMA DE INFORMÁTICA EM RÁDIOS LOCAIS
29_AGOSTO_04_SETEMBRO_2011
Emissão nº 374




Neste Programa:
Primeiro avião construído com impressora 3D já voa
Como recuperar aplicações ou utilitários do Windows
Apagar ficheiros mais rapidamente


Os ouvintes habituais recordam-se que no programa 358 transmitido na última semana de Abril falámos de uma nova tecnologia em que se usam impressoras 3D, isto é que imprimem a 3 dimensões. Quem não ouviu pode ler o texto no novo espaço que criámos para programas anteriores ao que esteja no ar em cada semana. Portanto neste momento encontram esse texto sobre impressoras 3D em iptnanet.blogspot.com. No essencial a impressão 3D envolve a construção de um modelo 3D criado a partir de um arquivo digital CAD. As impressoras 3D reconstroem o modelo, usando um processo aditivo, camada a camada. Portanto trata-se por desenhar no computador uma determinada peça a três dimensões dando-lhe a forma e as cores onde for necessário. Quando estiver completado o que se pretende carrega-se em print. Uma máquina especial que está ligada ao computador entra em execução e gradualmente constrói e dá vida ao objecto, quer depositando o material proveniente do equivalente à saída de um tinteiro e selectivamente solidifica uma pequena camada de plástico, ou metal em pó, usando pequenas quantidades de colas especiais e progressivamente juntando o material, aquecendo-o, etc. Os artigos vão sendo progressivamente construídos, adicionando os materiais, camada após camada, por outras palavras um fabrico por adição de materiais. Apesar de parecer ficção científica, não o é. E o certo é que algumas impressoras destas, não tão sofisticadas, já são até certo ponto utilizadas na pequena indústria há alguns anos, para testar peças de carros, aviões e outros produtos antes de serem enviados para as fábricas tradicionais. Com a queda do preço e aperfeiçoamento recente, espera-se que não estaremos longe do dia em que elas possam estar mesmo em pequenas empresas. Mas a grande notícia acaba de chegar. Num projeto de uma equipa de engenheiros da Universidade de Southampton, Reino Unido, acaba de ser construído o primeiro avião a partir de uma impressão a três dimensões. E o mais espantoso é que já foi posto a voar. Por agora este avião de 2 metros de envergadura que foi baptizado com o nome SULSA – iniciais de Southampton University Laser Sintered Aircraft, equipado com um auto piloto desenvolvido por um dos membros da equipa, Matt Bennett, e portanto não tripulado pode por exemplo ser utilizado, como outros veículos do género, para alcançar locais inacessíveis ao Homem. È menos dispendioso do que aqueles que já existem para o efeito, é eléctrico e consegue chegar às 100 milhas por hora (160 km/h). Como dissemos esta máquina foi integralmente impressa numa impressora de sintetização por laser. O processo de montagem do avião demorou apenas alguns minutos, através de técnicas de encaixe, sem recorrer a ferramentas. Através da sinterização a laser, podem ser criados objectos de diversas formas e estruturas, de um modo menos dispendioso e mais rápido quando comparado às técnicas recorrentes. Desta forma, um avião pode ser produzido em apenas alguns dias. Este tipo de veículos está especialmente direccionado para ambientes de difícil acesso para o Homem e podem vir a tornar-se ferramentas básicas nas diferentes áreas científicas. E é claro que nesse caso já não estamos a pensar em aviões. Num futuro não muito longe da época actual, quando a crise acabar, já existem arquitectos e engenheiros que pensam no fabrico de pequenas habitações. Contrariamente ao que tem sido mais usual estamos a partir neste caso da pequena dimensão para maiores dimensões. Mas tudo é possível. Não tenhamos dúvidas.

SEPARADOR:

Num dos nossos programas anteriores, se bem se lembram os que nos ouvem regularmente, referimos o caso que por vezes acontece de ficarmos sem determinada funcionalidade de um programa do Office que pode ou não ser instalada quando procedemos à instalação genérica das diversas aplicações e utilitários e de como é necessária determinada operação que não parece a mais evidente à primeira vista, até porque reparamos no painel de controlo que ela está lá assinalada e que aliás já existiu, como sabemos, mas de repente deixou de estar disponível. Pois alargamos hoje um pouco mais essa perspectiva com a solução então dada nessa programa mas referente a uma aplicação que está a correr mal. Ora acontece de facto que algumas vezes um programa como o Windows Media Player bloqueia e não funciona. Depois noutro dia já está a funcionar. Como é sabido o Windows Media Player faz parte do próprio sistema e a Microsoft não o disponibiliza para download, como se compreende. Portanto não é muito agradável desinstalar o sistema, seja ele o Windows 7 ou outro anterior, perdendo com isso uma série de parâmetros que fomos entretanto definindo Pois a solução é exactamente, se se recordam, a mesma que dissemos para o desaparecimento da barra de tarefas do Office que por vezes foge do ambiente de trabalho. Pois, vamos recordar o que então dissemos. Apesar de se tratar aqui de uma aplicação. No painel de controlo do Windows7 vamos utilizar a ferramenta Activar ou desactivar funcionalidades do Windows, precisamente em Programas e Funcionalidades. Parece que não está lá o Windows Media Player. Pois não. Estão lá uma série de programas do sistema como por exemplo o Internet Explorer e outros. Tem que carregar no sinal “mais” (+) que está em Funcionalidades Multimédia. Agora sim, aí está o Media Player. Está seleccionado com um “v” naquele quadradinho. Pois o que tem a fazer é retirar carregando no quadradinho. Depois faz-se OK e não se assuste com uma mensagem que diz que o Media Player vai ser removido. Clica no “sim de aceitar e reinicia o computador. Tal como já tínhamos dito no outro caso no programa anterior. Vai fazer a mesma série de busca no Painel de controlo e desta vez coloca o tal “v” no quadrado do Windows Media Player. O Windows vai instalá-lo de novo. Este exemplo é importante por serve inteiramente para muitas das aplicações do sistema que podem estar a funcionar menos bem. Às vezes os ficheiros corrompem-se ou o Registry sofre alterações e aquilo que pode não parecer óbvio é a melhor solução. Já agora, apesar de falarmos em óbvio. Existe algo que o Windows faz e que é óbvio. Por defeito, sempre que queremos apagar um ficheiro ou uma pasta, o sistema lança uma mensagem para que confirmemos se desejamos ou não apagar o que marcámos para tal. Isto parece óbvio pois um engano qualquer pessoa tem. Penso eu. Mas existem utilizadores que consideram que isso é uma perda de tempo e que nunca se enganam ou então ele estará na reciclagem. Pode não estar. Às vezes o espaço para o cesto da reciclagem pode não ser suficiente para ter lá tudo o que apagamos se não o esvaziarmos de vez em quando. Mas tudo bem. Se quer fazer desaparecer essa mensagem, clica com o rato em cima da reciclagem e escolha propriedades. Basta desmarcar a caixa Mostrar caixa de diálogo de confirmação da eliminação. Pronto, já estará a seu gosto.
SEPARADOR: