INFORMÁTICA PARA TODOS é um programa de Rádio transmitido em cerca de 50 Rádios Locais do Continente e Ilhas desde Setembro de 2003

A fim de facilitar a consulta de alguns dados ou ajudas que nem sempre é possível fixar durante a transmissão de um programa de Rádio deste género e corresponder aos constantes pedidos de vários ouvintes e mesmo alguns organismos para que os respectivos textos lhes sejam fornecidos, tomei a decisão de os colocar neste espaço da Internet assim como uma versão áudio do programa de Rádio, existindo neste caso um link para aceder ao texto. Deste modo serão facilmente consultados.

Como se compreende, tanto os textos como as versões áudio de cada programa só aqui serão colocados uma semana depois, pelo menos, daquela em que foram transmitidos via rádio e segundo o possível interesse da sua consulta.

Eventualmente aqui estarão também outros programas mais antigos que tenham merecido algum destaque pelos conteúdos que divulgaram.

Gil Montalverne


*********************************************************************************************************

14.2.12

PROGRAMA DE INFORMÁTICA PARA RÁDIOS LOCAIS
06/12 FEVEREIRO 2012
Emissão 397


Neste Programa:
A Disciplina de Matemática e os alunos
Câmara de Vigilância D_Link


É conhecida uma certa aversão dos jovens do ensino primário e secundário à disciplina de Matemática. Têm sido criadas várias Comissões de especialistas para resolverem o assunto, tentando analisar e perceber porque é que isso acontece. Ouvimos várias personalidades universitárias comentarem e opinarem sobre as razões. Uns dizem que o problema é da forma como é ministrada a Matemática, outros que a culpa é dos professores, outros ainda, muito simplesmente que a culpa é dos alunos. A verdade é que também acaba por se criar o mito de que a matemática é uma disciplina difícil e que nem todos os alunos têm aptidão para a compreenderem, o que francamente e com toda a convicção repudio, embora possam existir jovens mais interessados do que outros em se esforçarem por estudar e compreender a Matematica. Parece que ela é assim uma espécie de bicho de sete cabeças que amedronta as criancinhas. Claro que não é matéria que seja propriamente para ser decorada como um simples “b a ba”. É necessário fazer os exercícios conforme devem ser explicados pelos professores. Insistir talvez com exemplos que tornam até a matemática divertida. Existem livros sobre esta faceta traduzidos para português (estou a lembrar-me de Friedman) mas também por exemplo de Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra. Ora bem, vem isto a propósito de que talvez não fosse má ideia dizer aos jovens que sem a Matemática não tinha sido possível inventar os computadores. E a teoria dos Jogos que eles tanto gostam. Babbage, que criou a primeira máquina de calcular que já era até certo ponto um computador, foi um grande matemático inglês. Von Newman, considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX, entre as suas inúmeras descobertas, transformou por completo a teoria da computação, até aí existente em cartões perfurados e cujos dados passaram então a estar presentes nos chips de memória. O criador da chamada Inteligência Artificial que hoje é corrente em tudo o que é robótica e computação que tenta igualar as faculdades humanas foi outro grande Matemático inglês Alain Turing. E depois, lembrar aos jovens que a Matemática sempre foi necessária aos homens primitivos. A matemática acompanhou sempre a evolução do homem desde as civilizações mais antigas como na Mesopotâmia que emergiu por volta de 3.500 A.C. e a noção mais antiga e mais simples terá sido a de contar por palavras ou símbolos escritos, ou pauzinhos como na China antiga há mais de 5.000 anos. Muito longe dessas paragens, também a civilização Maia utilizava elementos matemáticos nos seus cálculos. E se pensarmos que o sistema decimal terá sido baseado nos dez dedos da mão utilizados para as necessidades entre os homens das tribos mais primitivas para contar, fazer trocas de bens, alimentos e tudo o que era necessário calcular. Contar com os dedos. Enfim, foi e é uma disciplina sempre necessária. O conhecimento da história da matemática mostra aos estudantes que a matemática é um empreendimento humano importante. Não foi criada em forma polida como aparece nos livros de texto, foi antes desenvolvida muitas vezes de forma intuitiva e experimental respondendo à necessidade de resolver problemas, é o que nos conta Victor Katz, doutorado em Matemática e Professor emérito da Universidade de Cambridge, no seu livro História da Matemática editado pela Fundação Gulbenkian. E é ele quem nos diz que “a evolução dos conceitos matemáticos pode ser utilizada com sucesso na sensibilização e motivação dos estudantes de hoje.” Vamos a isto. E diga-se também aos jovens que sem ela não teríamos os computadores, nem os jogos, nem eu próprio estaria aqui a falar deles. Criemos um entusiasmo aproveitando as novas tecnologias. Será que haverá quem discorde? Nos próximos programas falaremos sobre outras descobertas nesta área da Informática.
SEPARADOR:
Falemos agora de comunicação sem números mas com a matemática da Info rmática. Isso com certeza. Não sei se conhecem a D-Link. Eu explico: a D-Link é líder na concepção, desenvolvimento e produção de soluções de comunicações digitais de voz e dados. Pois acaba de apresentar no nosso mercado uma solução que permite vigiar e gravar, tanto de dia como de noite a partir da sua nova câmara IP wireless com sensor de infravermelhos. Combina o acesso ao vídeo em tempo real a partir do seu iPad, iPhone ou qualquer sistema Android e até com a gravação no cartão microSD de 16Gb incluído. Digamos que esta solução contempla várias finalidades, desde a vigilância não tirando o olho dos seus bens mais valiosos ou simplesmente aumentar a segurança do seu lar ou do seu pequeno negócio, o que na actualidade e considerando as notícias que todos os dias aparecem na comunicação social é bastante importante. Mas até mesmo, porque não, para quem deseja vigiar os seus filhos a partir do seu PC ou Mac ou, como referimos o seu dispositivo móvel. E permite outra coisa que pode ser interessante, que é a possibilidade de gravação no cartão microSD de 16 Gb incluído. Verificámos que esta IP D-Link dispõe de sensor de infravermelhos e proporciona imagens nítidas mesmo na mais completa escuridão. A sua conectividade Wi-Fi N permite que seja instalada em qualquer lugar da casa ou do escritório. Uma vez instalada, processo que é extremamente fácil graças ao assistente incluído no CD, basta definir um utilizador e uma password para criar uma conta privada no portal mydlin, a partir do qual pode ver e ouvir em tempo real o que está a ser registado por até quatro câmaras, ampliar o zoom, capturar imagens fixas e no caso da DCS-942L, rever os 7 dias de gravação que se podem armazenar no cartão microSD de 16 GB, incluído gratuitamente. Uma das grandes vantagens do mydlink™ é o seu acesso instantâneo à imagem da câmara a partir das APPs gratuitas para os dois sistemas iOS ou Android, que se destacam pelo controlo táctil e intuitivo e que permitem monitorizar até quatro câmaras com controlo de zoom incluído. E que tal Imagens por correio electrónico ? Pois Os utilizadores que queiram aproveitar mais funções podem configurar a câmara para que envie mensagens de correio electrónico com uma imagem anexa - de forma programada (por exemplo, a cada quinze minutos para vigiar as crianças idosos ou animais domésticos, sem necessidade de aceder ao portal mydlink, apenas abrindo o correio electrónico) ou sempre que o sensor da câmara detecte movimento na zona de enquadramento previamente determinada (a porta da casa, a garagem, etc.), o que representa uma vantagem acrescida na segurança contra roubos ou incidentes, como inundações ou incêndios. A isto chama-se um dispositivo inteligente muito útil nos tempos que estamos a viver actualmente. Claro que tem o seu preço. Mas é tudo uma questão de fazer contas sobre o que podemos perder ou ganhar. A D-Link custa 179 Euros.