INFORMÁTICA PARA TODOS é um programa de Rádio transmitido em cerca de 50 Rádios Locais do Continente e Ilhas desde Setembro de 2003

A fim de facilitar a consulta de alguns dados ou ajudas que nem sempre é possível fixar durante a transmissão de um programa de Rádio deste género e corresponder aos constantes pedidos de vários ouvintes e mesmo alguns organismos para que os respectivos textos lhes sejam fornecidos, tomei a decisão de os colocar neste espaço da Internet assim como uma versão áudio do programa de Rádio, existindo neste caso um link para aceder ao texto. Deste modo serão facilmente consultados.

Como se compreende, tanto os textos como as versões áudio de cada programa só aqui serão colocados uma semana depois, pelo menos, daquela em que foram transmitidos via rádio e segundo o possível interesse da sua consulta.

Eventualmente aqui estarão também outros programas mais antigos que tenham merecido algum destaque pelos conteúdos que divulgaram.

Gil Montalverne


*********************************************************************************************************

30.5.12

PROGRAMA DE INFORMÁTICA PARA RÁDIOS LOCAIS
30Abril/6Maio2012
Emissão nº 409

Neste Programa:
Lembranças para o dia da Mãe
Programas de Segurança para PCs,Smartphones e Tablets


Ao longo dos tempos foram sendo estabelecidos determinados dias, dos 365 do ano, para homenagear, lembrar, comemorar, etc. as mais diversas actividades, personalidades, acontecimentos e por aí fora. São os dias disto e daquilo, uns de carácter patriótico, outros religioso, mas principalmente de homenagem a. E é assim que acontece no Domingo, dia 6 de Maio, o Dia da Mãe. E vão para ela as homenagens dos filhos. Disse Irving Washington – autor da biografia do Presidente dos Estados Unidos: Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram connosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas se complicam em nosso redor. Ela estará sempre junto de nós e é com doçura que dissipará as nuvens de escuridão em que estaríamos envolvidos. Portanto Domingo, 6 de Maio, é o dia para lhe oferecer lembranças. Vamos dar uma ajuda, entre coisas mais simples e outras para os mais endinheirados. Por exemplo, a Verbatim apresenta um interessante conjunto de sugestões para o Dia da Mãe que combinam a beleza, a funcionalidade e a tecnologia de ponta e que irão ao encontro das preferências de todas as mães. Desde o HDD Portátil com a novíssima tecnologia USB 3.0 de cor Violeta, à USB Pinstripe colorida, passando pela Micro USB colorida para trazer sempre junto ao porta-chaves ou ao telemóvel, as propostas da Verbatim prometem alegrar este dia e permitem guardar e levar para todo o lado fotos, música vídeos, e documentos. O HDD portátil Store’n’Go destaca-se pela tecnologia USB 3.0 SuperSpeed, que permite taxas de transferência de dados até 4,8 Gbit/segundo (10 vezes mais rápido que um USB 2.0 e retro compatível) e pela sua capacidade de armazenamento de 1TB. Para além do violeta, encontra-se disponível numa paleta de cores que vai ao encontro de todos os gostos: preto ou o prateado, amarelo, fucsia, verde eucalipto ou laranja vulcânico. Na mesma linha cromática surgem as Drives USB PinStripe, com 8 Gb de capacidade, e com dimensões muito pequenas (54 x 21 x 9,22 mms) e com um peso muito baixo (7,9 gramas), as PinStripe são a companhia ideal para ter armazenamento sempre disponível. Finalmente, as Drives micro USB, com um peso de apenas 1,2g e 2,35mm de espessura com a mesma gama de cores, um tamanho micro e a uma capacidade de armazenamento de 4 Gb. Mas mais importante é que utilizando a tecnologia System-in-Package (SiP) que integra os componentes electrónicos dentro de uma capa robusta e selada, assegurando a resistência perante o pó, água ou descargas eléctricas, convertem-nas nas memórias USB perfeitas para usar penduradas no porta-chaves ou dentro da carteira. Entre os 129 Euros e 90 dos discos às Drives USB Pinstripe e micro USB de 4 Gb chega-se aos 9Euros e 90. É só escolher para dar às Mães.
SEPARADOR:
Continuamos hoje a nossa análise ao software de protecção que iniciámos no programa anterior. Tudo em ONE é como a Kaspersky Lab apresenta Kaspersky ONE Universal Security. O novo produto oferece segurança integral para Windows PCs e portáteis, Macs, smartphones e tablets Android. Ora a Kaspersky realizou um estudo através do YouGov Market Research Institute que abrangeu entrevistas em Portugal 421 indivíduos. Desse estudo ressaltam conclusões muito curiosas como por exemplo: 66% dos utilizadores de smartphones em Portugal acedem às redes sociais a partir dos seus dispositivos móveis, 62% dos portugueses confessam usar o telefone durante o jantar, sendo que 65% destes utilizadores fazem-no para consultar o email. Mas mais curioso em relação é que 19% confessou mesmo levar o smartphone para a cama. Mais de dois terços dos utilizadores portugueses confessam que preferem estar um mês sem cerveja, vinho, chocolate, TV ou carro do que sem o seu smartphones. E afinal quais são as vantagens dos smartphones e dos tablets? A mobilidade está cada vez mais presente nas nossas vidas, permitindo-nos uma ligação imediata à Internet a partir de qualquer lugar e agilizando o nosso trabalho, a nossa comunicação, os nossos conhecimentos… Os smartphones e tablets são perfeitos para armazenar e reproduzir conteúdos multimédia em alta definição, como um meio para navegar na Internet em qualquer lugar, ou para permitir aos pais saberem exactamente onde andas os seus filhos, com a ajuda de aplicações de geolocalização, entre muitas outras. Estes dispositivos contêm uma grande quantidade de informação confidencial sobre os seus proprietários, tendo-se tornado num importante elemento para os seus utilizadores – ao ponto de se transformarem em verdadeiras extensões das suas próprias identidades.
A Kaspersky Lab elaborou um “Estudo aos Hábitos e Riscos dos utilizadores de dispositivos móveis e tablets em Portugal”, baseado nos resultados de um inquérito onde participaram 2.478 utilizadores de França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Reino Unido e em que se torna muito evidente a tendência de crescimento do protagonismo dos smartphones e tablets na vida dos cidadãos. O uso destes dispositivos para as mais variadas tarefas, de laser e trabalho, é já uma realidade no nosso país. O nosso conforto, bem-estar e capacidade para realizar actividades diárias dependerá cada vez mais destes dispositivos que contêm uma infinidade de dados confidenciais e que, portanto, devem estar protegidos correctamente. O software de segurança passa do PC desktop para o portátil, netbook, smartphone e tablet. Existem ameaças para a cada um destes dispositivos, mas a verdade é que um quinto dos tablets e smartphones não conta hoje com qualquer tipo de protecção. E o certo é que Quanto à segurança dos equipamentos, só 30% dos utilizadores portugueses contam com uma solução antivírus instalada no seu smartphone, Os smartphones invadiram definitivamente os lares Portugueses: 62% dos utilizadores lusos confessam que consultam o seu smartphone de forma secreta quando estão em família. Ora A Kaspersky Lab lançou em Portugal o Kaspersky ONE Universal Security, uma solução de segurança multiplataforma que proporciona protecção a um amplo leque de dispositivos pessoais. Permite proteger PCs e portáteis com sistema Windows, Macs, smartphones e tablets Android com uma única licença. A premiada tecnologia da Kaspersky oferece protecção em tempo real contra o malware emergente e s ameaças do cibercrime. A instalação e activação do Kaspersky ONE Universal Security é muito simples, com um único código de activação e dispensa a realização de upgrades específicos para cada dispositivo. Os utilizadores podem escolher entre duas opções – de três ou cinco licenças - para proteger os dispositivos que pretende, na combinação que precisem. Os smartphones e seu conteúdo são agora tão importantes para os cibercriminosos como os PCs. O Kaspersky ONE proporciona um nível de protecção contra malware e vírus em dispositivos móveis idêntico ao que já oferece aos equipamentos desktop e portáteis. Também permite localizar o smartphone em caso de roubo ou perda e oferece a opção de eliminação remota de dados. O Kaspersky ONE inclui o Kaspersky Tablet Security, a última solução da companhia para proteger contra todo o tipo de malware móvel os tablets baseadas em Android. A aplicação conta com uma nova interface específica para tablets e protecção para todos os dados pessoais. O Kaspersky ONE Universal Security já se encontra disponível. Licenças de um ano têm o preço de €59.95 para 3 dispositivos e €89.95 para 5 dispositivos.