INFORMÁTICA PARA TODOS é um programa de Rádio transmitido em cerca de 50 Rádios Locais do Continente e Ilhas desde Setembro de 2003

A fim de facilitar a consulta de alguns dados ou ajudas que nem sempre é possível fixar durante a transmissão de um programa de Rádio deste género e corresponder aos constantes pedidos de vários ouvintes e mesmo alguns organismos para que os respectivos textos lhes sejam fornecidos, tomei a decisão de os colocar neste espaço da Internet assim como uma versão áudio do programa de Rádio, existindo neste caso um link para aceder ao texto. Deste modo serão facilmente consultados.

Como se compreende, tanto os textos como as versões áudio de cada programa só aqui serão colocados uma semana depois, pelo menos, daquela em que foram transmitidos via rádio e segundo o possível interesse da sua consulta.

Eventualmente aqui estarão também outros programas mais antigos que tenham merecido algum destaque pelos conteúdos que divulgaram.

Gil Montalverne


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15.7.12

PROGRAMA DE INFORMÁTICA PARA RÁDIOS LOCAIS
25JUN//01JUL2012
Emissão nº 416

Neste Programa:
WIKIPEDIA festeja mais um aniversário e diz:
O computador é um prolongamento do cérebro humano
Importância das suas várias aplicações

Conselhos sobre vigilância de jovens quando navegam na Net.

O computador é um prolongamento do cérebro humano. Esta frase foi recolhida na Wikipedia, a melhor e mais completa Enciclopédia gratuita na Internet. Ora no passado dia 20 de Junho a Wikipedia festejou mais um aniversário e para quem sabe - e neste programa o assinalámos no ano passado - que ela nasceu em Janeiro de 2001, poderá parecer um pouco estranho este aniversário agora em Junho. Acontece que foi a 20 de Junho de 2003 que nasceu a Wikimedia Foundation, possível graças ao génio de um senhor chamado Jimmy Wales e é precisamente essa Fundação que garante o funcionamento da Wikipedia. E esta fantástica enciclopédia on line que todos os meses atinge o número astronómico de 500 milhões de pessoas que a visitam para consultar 22 milhões de artigos escritos e editados por voluntários, em 282 línguas consegue-o com apenas um staff de 138 pessoas. Claro que, como é do conhecimento geral, trata-se de uma enciclopédia aberta. Qualquer pessoa, entre os ouvintes que nos escutam, especializada num assunto que envie algo que seja considerado pela Comissão de Avaliação, original e digno de interesse e divulgação, verá o seu artigo incluído nessa enorme base de dados. E foi assim, graças à Fundação Wikimedia, aquela que festejou no passado dia 20 de Junho mais um aniversário, que a Wikipédia foi possível. Existem ainda outros projectos associados a Wikipédia, desde o Wikcionário, Wiklivros, Wikinoticias, Wikisource que é uma espécie de biblioteca livre com textos de autor e até a possibilidade de emitir opinião sobre artigos existentes, uma espécie de fóruns de discussão, com regras naturalmente. Existem ainda os diversos Portais, a consulta de citações de gente famosa, um “Sabia que…”, as efemérides do dia, enfim, a consulta é tão vasta que apesar das ajudas naturalmente existentes, a certa altura é como se nos perdêssemos num labirinto de hipóteses tão interessantes que dificilmente a queremos abandonar. Afinal é um manancial de conhecimentos tão vastos como diversificados. Fantástica esta Enciclopédia gratuita na Internet. Consulte naturalmente a portuguesa em www.wikipedia.org Um destes dias, em que lá fomos, era o dia em que há muitos anos atrás, os Beatles tinham lançado o seu primeiro álbum. De imediato, fomos conduzidos para ele e só faltou (que não é essa a função da Wikipedia) ouvir as canções. Quanto ao resto, o que se passou depois desse primeiro álbum, a história completa do grupo, como acabou, etc. estava lá tudo. Experimente e verá que se torna um fã. E que esta experiência na Internet vale realmente aquela frase com que iniciámos. O computador é o prolongamento do nosso cérebro, ajuda-nos a memória, ajuda-nos a relembrar o que esquecemos ou a ficar a saber o que desconhecíamos, isto para além, como aqui sempre defendemos ele permitir irmos muito além dos cálculos que poderíamos fazer com o nosso próprio cérebro e sobretudo num tempo mínimo, sem desgaste, sem trabalho excessivo. Que extraordinária invenção alguns eleitos colocaram à nossa disposição. Embora, numa espécie de liberdade de expressão permitimo-nos mais uma vez dizê-lo – e não somos os únicos – tal como dissemos há pouco: o computador é um prolongamento do nosso cérebro. Haverá quem duvide?
SEPARADOR:
E por falarmos há pouco na Net, vem a propósito lembrar mais uma vez algumas regras que devem ser seguidas para protecção dos mais pequenos. A cada dia que passa, são cada vez mais novas as crianças que gostam de frequentar a Net, quer para jogar quer para falarem com os seus amigos da escola e mesmo para fazerem alguns exercícios escolares. Nunca é demais portanto voltar a um assunto tão importante para a sua segurança. Eis algumas regras que recolhemos precisamente no dia mundial da criança que decorreu como sabem no passado dia 1 de Junho. Foram divulgadas pela ESET que é considerada líder mundial em protecção proactiva contra malware. As ameaças emergentes proliferam na Internet. E eis o que a ESET aconselha:
Regra nº 1: Fique atento e monitorize a ligação do seu filho à Internet: defina uma palavra-chave para o seu computador para evitar o livre acesso ao mesmo e permita que as crianças apenas naveguem na web durante os momentos em que tiver oportunidade de ir verificando periodicamente as suas actividades online. Nº 2: Fale com os seus filhos sobre a privacidade na Internet: nunca devem fornecer os dados pessoais e outras informações como a escola onde andam e locais que costumam frequentar na Web e em que redes sociais. Nº 3: Tenha cuidado com a webcam: pode ser facilmente ligada à distância por utilizadores mal intencionados. Desligue ou desactive este equipamento quando não a estiver a usar. O malware pode aceder à sua webcam, sem o seu conhecimento. Se os filhos querem usar a webcam, certifique-se de que está por perto e que a conversa apenas está a ser mantida com amigos ou conhecidos da família. Nº 4: Todos os browsers de Internet armazenam um histórico de navegação que deverá ser analisado de forma periódica pelos pais. Se por algum motivo verificar que o histórico foi apagado é uma boa oportunidade para ter uma conve5rsa com o seu filho, tentando apurar os motivos que o levaram a fazê-lo. Nº 5: Se no Facebook, a criança partilhar o mural com ‘Todos’ ou ‘Amigos de Amigos’ perde-se o controlo sobre quem tem acesso aos dados do menor. O mesmo acontece com o uso de aplicações duvidosas no Facebook. Estas podem levar a que o seu filho partilhe os dados com o mundo inteiro. Nº 6: As informações que foram colocadas na Internet não desaparecem, na realidade. Não presuma que, quando excluir uma foto, ou até mesmo a conta de utilizador na rede social, os dados são imediatamente apagados. As fotos e informações podem já ter sido guardadas no computador de outras pessoas. Além disso, tudo fica armazenado no servidor. Repare neste bom exercício para verificar a veracidade desta informação: se eliminar a sua conta, por exemplo, no Hi5 ou Facebook e posteriormente a voltar a reactivar, vai encontrar tudo aquilo que pensava ter sido eliminado. As crianças e os pais devem pensar duas vezes sobre as imagens e informações que colocam na Internet. Finalmente: Ter uma solução de segurança antivírus instalada no computador e mantê-la actualizada é essencial. Existem várias soluções (não apenas da ESET) que possuem diversas funcionalidades como Controlo Parental e vários filtros baseados na idade do utilizador. Para além disso bloqueia sites que podem conter material potencialmente ofensivo. Os pais podem ainda bloquear o acesso até vinte categorias diferentes de websites.